Você está aqui: Página Inicial » Gramática » Semântica » Concerto ou conserto?

Semântica

Texto:
por: Luana Castro Alves Perez

Concerto ou conserto?


E agora, qual forma empregar, concerto ou conserto? Essa é uma dúvida frequente entre os falantes da língua portuguesa e pode ser explicada por meio da Semântica.





Concerto e conserto são exemplos de palavras homófonas, pois apresentam a mesma pronúncia, mesma estrutura fonética e significados diferentes
Concerto e conserto são exemplos de palavras homófonas, pois apresentam a mesma pronúncia, mesma estrutura fonética e significados diferentes



Concerto ou conserto? Todo mundo um dia já ficou na dúvida sobre como escrever essa palavra, não é mesmo? Bom, mas essa é uma questão para a semântica da língua portuguesa resolver, por isso, antes mesmo de falarmos sobre essas duas palavras que provocam tanta confusão, vamos falar sobre a homofonia. E aí, será que você sabe do que se trata?

A homofonia é uma das grandes vilãs da língua portuguesa. Você sabe o porquê? Os vocábulos conhecidos como homófonos apresentam a mesma pronúncia, a mesma estrutura fonética (embora apresentem grafias diferentes), mas ainda assim têm significados completamente diferentes. Isso só é possível porque, como você já deve saber, a língua portuguesa é uma caixinha de surpresas, e é preciso ficar atento para não escorregar na ortografia das palavras. As palavras concerto e conserto são um exemplo clássico de vocábulos homófonos, da mesma forma, os vocábulos abaixo:

Acento Assento
Aço Asso
Paço Passo
Cela Sela
Cem Sem
Cheque Xeque
Cinto Sinto
Ouve Houve
Coser Cozer
Voz Vós

Agora que você já está por dentro desse fenômeno linguístico que é a homofonia, deve saber que as duas formas, concerto e conserto, estão corretas, ambas existem na língua portuguesa, mas por se tratarem de vocábulos homófonos, é preciso saber quando e como utilizar cada um deles para evitar deslizes linguísticos na modalidade escrita, já que na modalidade oral a comunicação segue sem qualquer tipo de prejuízo. A palavra concerto, com 'c', pode ser um substantivo ou uma forma verbal de concerto. Como substantivo, significa execução de vários trechos musicais, harmonia. Como verbo, cujo emprego não é usual, significa combinar, ajustar, conciliar, harmonizar e decidir por acordo comum. Observe os exemplos:

O concerto da Orquestra Sinfônica de São Paulo será realizado no dia 23 de maio. (substantivo)

Eu concerto com meus colegas os detalhes para a reunião. (verbo)

Presente do indicativo do verbo concertar:

Eu concerto
Tu concertas
Ele concerta
Nós concertamos
Vós concertais
Eles concertam

As palavras concerto e conserto podem ser substantivos ou formas do verbo concertar e consertar
As palavras concerto e conserto podem ser substantivos ou formas do verbo
concertar e consertar

Quando for um substantivo, a palavra conserto, grafada com 's', refere-se ao ato de consertar; reparação; compostura; arranjo; remendo. Quando for a forma verbal de consertar, significa arranjar, compor, reparar. Observe os exemplos:

O conserto do carro ficou caríssimo!

Eu conserto sua bicicleta assim que chegar em casa!

Presente do indicativo do verbo consertar:

Eu conserto
Tu consertas
Ele conserta
Nós consertamos
Vós consertais
Eles consertam

Agora que você conhece um pouco mais sobre as duas palavras, certamente poderá evitar erros que comprometem a ortografia da língua portuguesa. Nem sempre é tarefa fácil diferenciar os vocábulos homófonos, mas conhecer as regras da língua ajuda bastante e torna menos frequentes nossas dúvidas. Bons estudos!