Você está aqui: Página Inicial » Gramática » Sintaxe » Verbo “implicar”

Sintaxe

Texto:
por: Luana Castro Alves Perez

Verbo “implicar”


O verbo “implicar” pode assumir diferentes significações, e é por esse motivo que muitas pessoas têm dúvidas em relação à sua regência.





O verbo “implicar” pode ter diferentes significados, o que pode alterar a transitividade do verbo e, por consequência, sua regência
O verbo “implicar” pode ter diferentes significados, o que pode alterar a transitividade do verbo e, por consequência, sua regência



Você sabia que o verbo “implicar” pode ter diferentes significados? Pois é, são esses diferentes significados que causam dúvidas em relação à sua regência, induzindo em erro até mesmo os mais habituados com o exercício da escrita. Para eliminar qualquer dúvida sobre a regência do verbo “implicar”, o sítio de Português traz para você uma explicação simples e definitiva sobre essa questão. Observe os exemplos e bons estudos!

Leia a oração a seguir:

Exceder o limite de velocidade nas rodovias federais implicará em multas pesadas para o condutor do veículo.

O verbo “implicar”, quando empregado com o sentido de “acarretar”, “ocasionar”, “trazer consequências”, é, de acordo com a norma culta da língua, transitivo direto. Por ser transitivo direto, seu complemento não deve ser introduzido por uma preposição. Sendo assim, a preposição “em” deve ser eliminada da oração acima. Observe:

Exceder o limite de velocidade nas rodovias federais implicará multas pesadas para o condutor do veículo.

Para acertar na regência do verbo implicar, fique atento aos seus diferentes significados
Para acertar na regência do verbo implicar, fique atento aos seus diferentes significados

Quando o verbo “implicar” for pronominal, ou seja, implicar-se, seu significado sofrerá alteração: ele não mais terá o sentido de “acarretar”, “ocasionar”, mas sim o sentido de “envolver-se”. Nesse caso, o verbo exigirá complemento introduzido pela preposição “em”. Observe o exemplo:

Os parlamentares implicaram-se em escândalos por causa do desvio de verbas públicas.

Ou

Os parlamentares envolveram-se em escândalos por causa do desvio de verbas públicas.

A última significação para o verbo “implicar” é a de “ter implicância com alguém”, “aversão”, “embirrar”. Nesse caso, emprega-se a preposição “com” para introduzir o complemento do verbo. Observe:

Os vizinhos implicaram com o novo morador.