Você está aqui: Página Inicial » Redação » Gêneros Textuais » A importância da clareza textual nos textos instrucionais

Gêneros Textuais

Texto:
por: Luana Castro Alves Perez

A importância da clareza textual nos textos instrucionais


Bulas de remédios, manuais de instruções e receitas culinárias são exemplos de textos instrucionais muito acessados em nosso cotidiano.





Um princípio importante deveria ser respeitado nos textos instrucionais: o princípio da acessibilidade linguística
Um princípio importante deveria ser respeitado nos textos instrucionais: o princípio da acessibilidade linguística



Características Farmacológicas de Paracetamol

Resfetamol reúne em sua fórmula uma associação clássica, indicada nos processos nos quais a cefaleia, febre, coriza, dores musculares e congestão nasal são sintomas presentes. O maleato de clorfenamina (ou clorfeniramina) é um anti-histamínico derivado da pirilamina. Atua pela competição com a histamina pelos receptores H1 presentes nas células de efeito. Desta forma o maleato de clorfenamina tem ação contrária à da histamina, responsável pela maioria dos efeitos alérgicos presentes nos estados gripais. Tem efeitos menos acentuados que os anti-histamínicos tradicionais. A reação mais comum é a sonolência. A fenilefrina é um simpatomimético antagonista a-seletivo, que só atinge os receptores ß-adrenégicos quando presentes em concentrações muito elevadas. Sua ação direta sobre os receptores a promove vasoconstrição, levando ao descongestiomento nasal e a redução da coriza.

paracetamol produz efeitos analgésico e antipiréticos. É o analgésico-antipirético de escolha para pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico ou com antecedência de úlcera péptica. O mecanismo de ação da analgesia se deve à inibição da síntese de prostaglandinas e sua ação antipirética se faz através de sua ação no centro hipotalâmico que regula a temperatura. Sua metabolização é hepática, onde é conjugado com gluconato e sulfato. Sua excreção é feita através da urina, sob a forma de metabólitos conjugados e cerca de menos de 10% sob a forma de droga inalterada.
Segundo a classificação do CID 10, a patologia está indicada nos seguintes casos: febre de origem desconhecida, rinite alérgica não especificada, dor não especificada, nasofaringite aguda (resfriado comum).

O texto que abre este artigo foi extraído da bula de um remédio bastante conhecido, que pode ser comprado sem nenhum tipo de restrição e em qualquer farmácia. As colunas e as letras minúsculas não foram utilizadas por acaso, já que a intenção foi reproduzir a aparência de uma bula. Se você, que teve acesso à informação e está sendo exposto adequadamente às diversas situações de letramento, apresentou dificuldades para compreender as Características Farmacológicas de Paracetamol, imagine um leitor que não disponha dos mesmos recursos linguísticos... Isso acontece porque o princípio da acessibilidade linguística não é devidamente respeitado na maioria dos manuais de instruções. Observe outro exemplo:

Você também pode iniciar o ditado trazendo o nonono próximo ao ouvido e, em seguida, movendo o nonono de volta para sua frente quando tiver terminado. Para ativar esse recurso, abra Ajustes > Geral > Siri.
Adicionar pontuação ou formatar o texto: Diga a pontuação ou a formatação. Por exemplo, “Dear Mary comma the check is in the mail exclamation mark” transforma-se em “Dear Mary, the check is in the mail!”. Os comandos de pontuação e formatação incluem:
• quote … end quote
• new paragraph
• nova linha
• cap – para iniciar a próxima palavra com uma letra maiúscula
• caps on … caps off … fixar maiúsculas inativo – para iniciar todas as palavras com uma letra
maiúscula
• all caps – para escrever a próxima palavra com todas as letras maiúsculas
• all caps on … all caps off – para escrever as palavras entre os comandos com todas as letras
maiúsculas
• no caps on … no caps off – para escrever as palavras entre os comandos com todas as letras
minúsculas
• no space on … no space off – para juntar uma série de palavras
• smiley – para inserir :-)
• frowny – para inserir :-(
• winky – para inserir ;-)

O manual explica (ou deveria explicar) o funcionamento de um aparelho celular moderno. Infelizmente, a modernidade contaminou a linguagem, que, por sua vez, esbarrou feio contra o entendimento. Depois de ler o texto, a impressão que fica é a de que o usuário do aparelho deve ser, no mínimo, um bom entendedor do assunto. Se você não sabe o que é quote, cap, caps on, caps off, frowny ou winky, provavelmente vai ter problemas ao manusear o celular. É por isso que muitas pessoas ignoram os manuais de instrução, ficando assim expostas a possíveis equívocos no uso do equipamento ou até mesmo, na mais perigosa das hipóteses, de uma medicação.

É inquestionável a importância da clareza textual nos textos instrucionais, especialmente se considerarmos que grande parte da população mundial é formada por indivíduos de baixo letramento, isto é, que não conseguem interpretar textos ou compreender o correto funcionamento da língua quando essa se manifesta na modalidade escrita. É fundamental que a linguagem técnica ceda lugar para uma linguagem mais dinâmica e simplificada, facilitando assim o acesso à informação. Para que isso aconteça, alguns critérios que conferem uma maior clareza textual devem ser respeitados, como a predominância da estrutura “sujeito-verbo-objeto”, uso da voz ativa – voz verbal que expressa claramente os procedimentos a serem adotados por quem consulta um manual – e preferência por uma linguagem simplificada e direta. É importante lembrar que estamos falando de um gênero textual que deve primar pela objetividade da comunicação, fator que não se aplica aos demais gêneros, sobretudo aos gêneros literários.