Ata

Por Elivelto Cardoso e Silva

A ata é um texto técnico que consiste em relatar e expor as discussões realizadas em reuniões, assembleias ou sessões, podendo ser um documento formal ou informal.

Reunião presencial em uma empresa, com a participação remota de seis funcionários.
A ata é o texto oficial utilizado para registrar as discussões realizadas em uma reunião.

A ata é um texto de modalidade técnica de características expositivas. Ela possui como finalidade o registro de reuniões, sessões ou assembleias. Ela pode ser feita de forma informal ou formal. A ata informal consiste apenas em seguir uma estrutura com as especificações padrões de: local, data, pessoas envolvidas e conteúdo da reunião. Já a ata formal apresenta, além dos elementos citados, o registro em cartório, dando ao texto um valor jurídico.

Leia também: Requerimento — o texto técnico utilizado para solicitar algo a alguém ou a alguma instituição

Resumo sobre ata

  • A ata é um texto técnico expositivo em que se faz um registro de discussões feitas em assembleias, reuniões e sessões.

  • Apresenta a seguinte estrutura: título; data, hora e local da reunião; descrição da reunião; objetivos da reunião; pessoas envolvidas e assinatura de cada uma.

  • Tem como principal característica: uso da linguagem denotativa; predomínio da função referencial (o foco é a informação a ser transmitida); imparcialidade e exatidão da mensagem; e predomínio da norma-padrão da língua portuguesa.

  • Sua correção, durante a escrita, é feita pelo uso do termo “digo” seguido da correção. Já em um texto finalizado, usa-se a expressão “em tempo” ao final.

Videoaula sobre ata

O que é uma ata?

A ata é um texto expositivo de modalidade técnica que tem como finalidade registrar discussões realizadas em assembleias, reuniões e sessões. Por ser considerada um documento de redação oficial, a ata pode possuir valor jurídico (ata formal), e sua estrutura é um pouco mais rígida que outras modalidades de textos não técnicos.

Como produzir uma ata?

A ata é um texto técnico e, por isso, possui uma estrutura relativamente rígida, com poucas alterações. Assim, do ponto de vista estrutural, a ata tem os seguintes elementos:

  • título;

  • data, hora e local da reunião;

  • corpo do texto;

  • objetivos da reunião e pessoas presentes;

  • assinatura.

A ata pode ser feita de duas formas:

  • Ata formal: consiste em um documento com valor jurídico e, por isso, é registrada em cartório. Ela apresenta a desvantagem de ser mais burocrática, no entanto, é mais confiável justamente por possuir valor jurídico.

  • Ata informal: não é registrada em cartório, seguindo apenas a estrutura vista acima, com a descrição detalhada dos acontecimentos.

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Modelo de ata

Veja, a seguir, um modelo de ata.

Título da ata

(data, horário, local e objetivos)

Aos quatorze dias do mês de outubro de ANO POR EXTENSO, com início às HORA POR EXTENSO, na sala de reuniões NOME DO LOCAL, localizada na ENDEREÇO, realizou-se uma reunião com NOME DOS INTEGRANTES, com o objetivo de OBJETIVO AQUI.

RELATAR AQUI OS INTEGRANTES.

RELATAR AQUI OS ACONTECIMENTOS DA REUNIÃO.

(Assinatura)

Quais as características de uma ata?

A ata apresenta as características do texto técnico, isto é:

  • uso da linguagem denotativa;

  • predomínio da função referencial (o foco é a informação a ser transmitida);

  • imparcialidade e exatidão da mensagem;

  • predomínio da norma-padrão da língua portuguesa.

→ Exemplo de ata

Abaixo, um exemplo de ata com as características apresentadas acima.

ATA

Aos dezoito dias do mês de março de dois mil e vinte e dois, às dez horas da manhã, na sala de reuniões da Telecom, localizada na Rua A, número 1, Município de São Caetano, realizou-se uma reunião com todos os funcionários, com o objetivo de esclarecer os pagamentos da divisão de lucros da empresa referente ao ano anterior. Participaram da reunião todos os funcionários. A reunião começou no horário estabelecido. Os funcionários concordaram com a nova divisão e as datas estipuladas para o pagamento. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada.

Funcionários

Presidente da unidade

Veja também: Declaração — o texto técnico utilizado para confirmar determinada informação como verídica

Como é feita a correção de uma ata?

A ata não pode ser rasurada, e, dessa forma, quando um erro ocorrer, deve-se utilizar o termo “digo” seguido da informação correta. Porém, caso a ata já tenha sido concluída, deve-se utilizar a expressão “em tempo” seguida da correção ao final. Vejamos os exemplos abaixo.

→ Exemplo com correção durante a escrita

A reunião começou cinco minutos após o horário, digo, a reunião começou no horário combinado.

→ Exemplo de correção ao final da escrita

Os funcionários concordaram com a nova divisão e as datas estipuladas para o pagamento. Em tempo, a data estabelecida teve de ser alterada por conta de um feriado.

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