Você está aqui: Página Inicial » Redação » Construção Textual » Cacofonia

Construção Textual

Texto:
por: Luana Castro Alves Perez

Cacofonia


A cacofonia é um efeito acústico condenado, pois além de produzir sons desagradáveis, pode prejudicar a construção de sentidos de uma frase.





A cacofonia pode ser eliminada ao evitarmos a repetição de fonemas que estejam próximos, embora localizados em palavras diferentes
A cacofonia pode ser eliminada ao evitarmos a repetição de fonemas que estejam próximos, embora localizados em palavras diferentes



O que são desvios linguísticos?

Ela tinha me dito que não viajaria.

Como ela não veio, acho melhor remarcarmos a reunião.

Ele deu um beijo na boca dela.

Estava tudo bem, já que tinha resolvido todos os problemas.

Eu vi ela próximo à esquina da minha casa.

Estendeu uma mão para cumprimentar o desconhecido.

Na vez passada perdoou o amigo, mas dessa vez não perdoaria.

Você notou alguma coisa diferente quando leu ou pronunciou as orações acima? Se a sua resposta for sim, certamente ficou incomodado com os sons que ouviu ou imaginou. Isso porque as frases utilizadas são exemplos de cacofonia.

A cacofonia é um efeito acústico que produz um som desagradável ao ouvido. Isso acontece porque o encontro de certos fonemas pode produzir um efeito diferente do esperado, criando novas palavras de sentido inconveniente ou até mesmo obsceno. Na maioria das vezes, sequer percebemos que estamos criando um cacófato, pois ele só se revela quando pronunciado, especialmente se a pessoa que leu não fez as pausas ou entonações adequadas.

Para eliminar a cacofonia, tipo de efeito acústico condenado, alguns cuidados podem ser tomados, como evitar que uma palavra comece pela mesma sílaba com que a anterior acabou e até mesmo evitar combinações de palavras semelhantes. Esse tipo de desvio linguístico pode até mesmo provocar um interessante efeito de humor, mas se a intenção é falar sério, fique atento às construções cacofônicas.