Iniciaremos, pois, o assunto que ora se evidencia tendo como ponto de partida a análise do enunciado subsequente:
Atendo-nos aos termos em destaque, constatamos que o primeiro acompanha o substantivo “primo”, indicando a ideia de posse, e o segundo desempenha a função de substituí-lo. Tais funções são atribuídas à classe em questão, desta vez representada pelos pronomes.
Acompanhando ou substituindo o nome (substantivo), os pronomes também identificam o ser que utiliza a língua no momento em que a comunicação se efetiva, indicando, pois, as pessoas do discurso. Podendo estas, serem assim representadas:
Podem, também, se referir a um determinado ser, relacionando-o a estas pessoas, no sentido de retratar a ideia de proximidade, como nos exemplos mencionados:
Este é o livro que o professor indicou. (indica que o objeto se encontra próximo da pessoa que fala)
Esse vestido é lindo. (revela que o ser se encontra próximo à pessoa com quem se fala)
Aqueles garotos são muito esforçados. (pressupõe-se que o ser se encontra distante, tanto da pessoa que fala, quanto da pessoa com quem se fala)
Dentre as subclassificações que a eles se referem, citamos os pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos, estudados, posteriormente, de modo particular.
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